O presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, vai apresentar o case de sucesso da rede durante a Plenária da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, no dia 31 de julho, às 12h15, no Clube Atlético Baependi. Convidado pelo presidente da CDL, Gabriel Seifert, Zonta vai contar a trajetória de luta, persistência e dedicação à frente de uma das maiores redes supermercadistas do Brasil.
A história do Condor Super Center teve início em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor Pedro Joanir Zonta adquiriu um pequeno mercado de 110m² no bairro Pinheirinho, em Curitiba, e iniciou suas atividades com cinco funcionários. Em 1998, com a venda da principal rede de supermercados do Paraná para um grupo estrangeiro, Joanir Zonta viu a oportunidade para consolidar-se no mercado. Ele tinha dois caminhos: ceder ao assédio das redes estrangeiras e vender a empresa ou aproveitar e conquistar os consumidores descontentes com a nova forma de operação. A opção foi modernizar as lojas, informatizar a empresa e adotar práticas inovadoras de gestão e marketing, conquistando assim os “órfãos” daquela que tinha deixado de ser a rede dos paranaenses. A expansão da empresa de forma planejada, com recursos próprios e do BNDES, e o constante treinamento de seus colaboradores foram fundamentais para esta consolidação.
Para Zonta, um dos fatores que diferencia a empresa das demais em um mercado em que todos apostam em preço baixo, qualidade e atendimento, é estar com o discurso alinhado à ação: “Um comportamento comum em vários segmentos é que muitos anunciam que tem o menor preço, melhor qualidade e atendimento, mas o consumidor não encontra isso na prática. Tem que saber aliar preço e qualidade”.
Ricardo Zonta, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da empresa, complementa: “O compromisso que o Condor mantém é o de ajudar o consumidor a economizar, oferecendo produtos de qualidade, um mix amplo, ofertas que contribuam para o orçamento familiar e colaboradores constantemente treinados para oferecer o melhor atendimento, ou seja, estar sempre de mãos dadas com o nosso cliente”.
Neste ano, o Condor Super Center está completando 45 anos de história e conta com o apoio e trabalho de mais de 13 mil colaboradores.
A rede conta com 50 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais, Norte do estado e, em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Mafra. A rede conta ainda com uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.
Instituto Joanir Zonta
Com o objetivo de atuar diretamente nas comunidades onde estão inseridas suas lojas, o Condor criou o Instituto Joanir Zonta, que atua no desenvolvimento e execução de ações voltadas às necessidades de cada região assistida. O Instituto é mantido pelo Condor e presidido por Sandra Zonta, que também é diretora da rede.
O Instituto viabiliza diversos projetos em benefício da população, tanto na área social, educacional e ambiental.
Condor Auto Posto
O Condor também entrou para o segmento de postos de combustíveis em 2015, quando adquiriu um empreendimento localizado na marginal da Av. Linha Verde, em Curitiba. Hoje, com 13 postos nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Colombo, Castro e Ponta Grossa, o objetivo é continuar investindo para levar mais essa conveniência aos clientes.
Somadas as unidades, a rede atende cerca de 450 mil veículos por mês, comercializando mensalmente 11 milhões de litros de combustíveis, aproximadamente, das bandeiras Shell e Ipiranga.
Visão para o Futuro
O Condor continua seu plano de expansão para 2019. Além de inaugurar lojas nas regiões que atua, também vai abrir um hipermercado na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e um supermercado em Piraquara, no Paraná.
A rede também quer ver ampliada a percepção de fornecedores, clientes, instituições governamentais e colaboradores, de que é uma empresa cidadã, que investe e contribui para a preservação do meio ambiente, pratica e incentiva a ética, além de oferecer bom atendimento com simpatia.