O Festival Gastronômico – Edição 2017, que aconteceu no mês de junho na Ópera de Arame e teve como patrocinador o Instituto Joanir Zonta, do qual o Condor é mantenedor, arrecadou, aproximadamente, uma tonelada de alimentos que foram doados para a Comunidade Hermon, em Colombo. A instituição oferece abrigo para moradores de rua e dependentes químicos.
A entrega oficial das doações contou com a presença da presidente do Instituto Joanir Zonta, Sandra Zonta, que passou a tarde na Comunidade para conhecer os trabalhos realizados no local e também para conversar com as pessoas assistidas pelo abrigo.
A presidente do Instituto agradeceu a oportunidade de poder conhecer a Comunidade e pela recepção que teve. “Diversos moradores compartilharam as suas histórias e sou muito grata a isso, pois cada pessoa neste mundo trava algum tipo de batalha na vida, mas a compaixão pelo outro e o sentimento de fraternidade nos ajudam a superar as barreiras e a construir um mundo melhor e mais solidário”, disse Sandra.
Segundo a presidente da Comunidade Hermon, Maria Aparecida Pereira, os alimentos chegaram em uma excelente hora. “Nossas despensas sempre estão precisando de mantimentos e esta doação chegou em um momento que realmente estávamos precisando muito”.
Com o tema “Cultura Ucraniana”, o Festival Gastronômico desse ano apresentou uma peça teatral sobre a gastronomia e a cultura da Ucrânia, além de promover uma Feira Cultural com 16 expositores. Durante o evento, também ocorreu a formatura de 62 pessoas que concluíram cursos nas áreas de padaria, confeitaria e cozinha, oferecidos gratuitamente à população durante os anos de 2016 e 2017 pelo Instituto Joanir Zonta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Por ser um evento social, o ingresso pra permitir o acesso a todo o festival era de 1 kg de alimento não perecível, entregues à Comunidade Hermon.
