Central de Distribuição do Condor é primeira do Brasil a receber certificação ISO 9001:2015

Após passar por um processo de implantação de novas políticas de qualidade, a Central de Distribuição do Condor é a primeira do segmento de supermercados a receber a certificação ISO 9001:2015, que é a principal referência em qualidade das empresas. Para conquistar o selo, foi implantado um conjunto de processos que trarão benefícios para as lojas e clientes. Entre eles, estão a rapidez e eficiência na reposição dos produtos nas lojas, além de uma redução nos custos que envolvem a logística, que poderá ser repassado ao consumidor em forma de ofertas.

As avarias internas do CD foram reduzidas em 15%, o que, consequentemente, diminuiu os retrabalhos e os custos na operação.

Outro benefício da certificação é a queda na ruptura, que é a falta de produtos nas gôndolas. “Com a nossa nova política de qualidade, elevamos o nível de serviço para atender ainda melhor as lojas, sempre oferecendo o produto na hora certa”, afirma o gerente de logística do Condor, Luís Figueira. 

Para receber a certificação, foram realizados dois estágios de auditorias, sendo o primeiro referente às documentações e o segundo ao processo operacional do CD.

Foi implantado na Central de Distribuição um Sistema de Gestão da Qualidade Condor CD (SGQ), um conjunto de elementos interligados e integrados na organização, que funcionam como uma engrenagem para atender à Política de Qualidade e os objetivos da empresa. Este processo envolveu os mais de 700 colaboradores do CD, que passaram por um processo de treinamento.

Segundo Figueira, a mudança de cultura dos colaboradores foi um grande desafio, mas que graças aos processos, procedimentos, treinamentos, auditorias e orientações, se tornou algo concreto e real. “Quebramos um paradigma ao trabalharmos a essência da qualidade, que envolveu toda a cadeia logística, impactando também nas entregas realizadas pelos fornecedores. Tudo isso para garantir uma entrega com excelência para o nosso cliente final”.

Para a rede, a ISO 9001:2015 é um grande diferencial competitivo e representa um marco para a empresa. “Conquistar esta certificação em um CD como o nosso é muito gratificante e recompensador, pois trabalhamos com aproximadamente 9000 mil itens em um espaço de 70 mil m², responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.”, conclui Figueira.