Capacitação de líderes supermercadistas define o atendimento e a postura da equipe

A mudança que o mundo está vivendo representa mais do que um jeito diferente de trabalhar. Significa um novo jeito de pensar e de transformar o ambiente, a cultura e a vida das pessoas. O setor supermercadista, por ser atividade essencial, não parou em nenhum momento durante esta pandemia e mostrou o quanto é resiliente. Os profissionais da linha de frente das lojas precisaram se adaptar a um cenário caótico e adequar as operações para garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes.

Passado o primeiro momento de adaptação, chega a hora de repensar a capacitação, visando a excelência no atendimento. O Condor Super Center, que possui 54 lojas e cerca de 14 mil colaboradores, além de postos de combustíveis, decidiu lançar o Projeto Líderes em Ação por meio da Escola da Liderança, que faz parte da universidade corporativa da empresa. Mais do que desenvolver e cultivar o protagonismo dos nossos líderes, o nosso propósito é que eles transmitam todo o aprendizado na operação do dia a dia e que promovam o desenvolvimento de toda a equipe. Como consequência de todo este trabalho, a expectativa da rede é que os principais beneficiados sejam os clientes com um atendimento de excelência e qualidade.

Neste mundo volátil do varejo, cabe à liderança se manter alinhada ao negócio. As decisões, iniciativas e a maneira de se comunicar dos líderes precisam refletir em atitudes que inspirem outras pessoas. Ele tem grande poder e responsabilidade na empresa e, além de ter a missão de tomar decisões importantes, possui o desafio de gerenciar as expectativas, ideais e frustrações dos membros da equipe.

O objetivo da rede com o programa é desenvolver competências e ampliar a cultura organizacional dos supervisores, coordenadores, gerentes, encarregados, chefes de pista dos postos de combustíveis, lojas, central de distribuição e matriz. A expectativa é que a ação crie mais conhecimento, espírito de liderança, gestão de equipe e motivação aos participantes.

O programa vai contar com encontros presenciais de desenvolvimento, com conteúdos teóricos, dinâmicos e exercícios para serem praticados no decorrer de um ano. O acompanhamento será por meio de mentorias online, reunião de equipes e planos de ações.

A primeira fase foi a aplicação da ferramenta DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade), que identifica o perfil comportamental e o padrão dominante na personalidade dos líderes. No segundo momento, após os resultados da ferramenta, são realizadas as devolutivas individuais, mostrando os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos do colaborador com base no cargo que ocupa.

Esse feedback vai possibilitar que os líderes se tornem mais conscientes do seu potencial, que possuam mais autoconhecimento sobre seus talentos e que aumentem a percepção do impacto que têm sobre as suas equipes. Além disso, o programa vai auxiliar os colaboradores a tomarem melhores decisões, a se relacionarem melhor, a serem mais produtivos e se tornarem mais analíticos.

 

*Charmoniks Heuer é gestora de RH do Condor Super Center