NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação ao Ranking da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, o Condor Super Center esclarece que este ano não forneceu seus dados para a pesquisa e, por esse motivo, não foi citado. Por meio de um documento (em anexo), a empresa informou sua decisão à Abras no dia 5 de janeiro e também apresentou à entidade todos os motivos que a fizeram tomar tal decisão.

Nos últimos anos, a pesquisa do Ranking tem coletado de uma maneira em geral todos os dados das empresas, considerando em seu levantamento outros segmentos que não fazem parte do setor supermercadista como, por exemplo, lojas especializadas em eletrodomésticos, atacado, farmácia, posto de combustível, atacarejo, bem como lojas de departamentos e lojas de conveniência, somando a receita destas outras unidades de negócios ao faturamento das redes supermercadistas, quando estas fazem parte de um mesmo grupo. Sendo assim, o Ranking da Abras deixou de ser o espelho e o registro fiel do faturamento específico do setor supermercadista, para acabar representando as vendas do comércio em geral.

Visto isso, a pesquisa perdeu o propósito de ser um parâmetro para que a rede tenha noção do mercado, uma vez que o resultado acaba distorcido e não refletindo a realidade do setor, o que leva os supermercadistas a interpretarem de forma errônea e equivocada o desempenho de seus negócios em comparação aos supermercadistas que se dedicam também a outros segmentos.

Outro ponto que não é considerado na pesquisa da Abras é o fato de que muitos mercados estão se abastecendo nos atacados e essas vendas também são consideradas o que, nestes casos, acabam resultando em informações duplicadas.

Por esses motivos, o Condor optou por não participar da pesquisa, afinal, na visão da empresa, os resultados não representam a realidade do setor supermercadista brasileiro.